Novo mundial de clubes da Fifa terá Palmeiras e Flamengo confirmados
Postado por Redação em: 14 de março
O Palmeiras e o Flamengo estão garantidos na primeira edição do novo formato do Mundial de Clubes, a partir de 2025. A Fifa decidiu que os campeões continentais entre 2021 e 2024 terão vaga na competição. Com isso, Palmeiras (campeão em 2021) e Flamengo (em 2022) preencherão duas das seis vagas destinadas para a Conmebol.
Das quatro vagas restantes, duas delas serão destinadas aos campeões da Libertadores de 2023 e 2024. Os critérios de classificação para as outras duas vagas seguem indefinidos. É provável a utilização de um ranking da Conmebol.
Vale dizer que o novo formato, que terá 32 clubes e será disputado de quatro em quatro anos, não inviabilizará a já conhecida edição, mesmo nos anos em que o Mundial maior for disputado.
O torneio, contudo, passará por uma reformulação. O atual modelo, criado em 2005, conta com sete equipes, no qual os campeões da Libertadores e da Champions entram somente na semifinal. A ideia da Fifa é não contar mais com o convidado do país-sede e promover outro enfrentamento:
Campeão da Libertadores x campeão da Champions da Concacaf (Américas do Norte e Central)
Triangular entre os campeões da Champions da África, Champions da Ásia, e da Oceania
Os vencedores das duas chaves se enfrentam para decidir quem encara o campeão da Liga dos Campeões
A primeira edição no modelo maior está programada para ocorrer entre junho e julho de 2025, ainda sem sede definida. A escolha foi adotada baseada em conjunto de métricas e critérios objetivos. A divisão das vagas por entidade continental ficou assim:
AFC (Ásia): 4
CAF (África): 4
Concacaf (América do Norte e Central): 4
Conmebol: 6 (América do Sul)
OFC (Oceania): 1
Uefa (Europa): 12
País-sede do torneio: 1
A próxima edição do Mundial de Clubes não sofrerá modificações. Será no formato atual e terá como país anfitrião a Arábia Saudita, entre 12 a 22 de dezembro de 2023.