Futebol

Palmeiras confirma boa sequência e conquista o Campeonato Brasileiro 2022

Postado por Redação em: 03 de novembro

O Palmeiras é Campeão Brasileiro 2022, o time não precisou nem jogar para comemorar o título, pois o vice-líder Internacional perdeu seu jogo e com isso confirmou a vitória do clube paulista nesta quarta-feira (2).

Nenhum de seus dez troféus anteriores na competição (incluídos na lista Taça Brasil e no Torneio Roberto Gomes Pedrosa) foi erguido com tamanho sossego. As oito vitórias até 1994 foram alcançadas em finais ou em quadrangulares decisivos. Houve situações anteriores de superioridade clara, mas a confirmação só chegou mesmo no término da disputa.

Desde que o torneio passou a ser realizado no formato de pontos corridos, o clube o venceu em três oportunidades, desta vez com vantagem mais confortável. Em 2016 e em 2018, a equipe celebrou com duas rodadas de antecipação e finalizou a campanha com 80 pontos, respectivamente nove e oito à frente do vice-campeão.

Os resultados recentes só confirmaram o que se desenhou desde a fase inicial do campeonato. O Palmeiras começou sua campanha perdendo em casa para o Ceará, mas logo se recuperou e assumiu a liderança pela primeira vez na oitava rodada. A posição foi tomada de vez na décima, e o time de Abel Ferreira não olhou mais para trás.

Foram até aqui 21 vitórias e 11 empates, e apenas duas derrotas. Com 59 gols marcados, a equipe tem o melhor ataque da competição. Com 22 sofridos, é a menos vazada. E, se não for superada pelo Cuiabá em Cuiabá e pelo Internacional em Porto Alegre, será a primeira na era dos pontos corridos a concluir a disputa sem nenhum revés como visitante.

Contratado em 2020, o técnico Abel Ferreira se tornou uma figura histórica do clube, vencendo duas edições da Copa Libertadores (2020 e 2021), uma da Copa do Brasil (2020), uma da Recopa Sul-Americana (2022) e uma do Campeonato Paulista (2022). Faltava o Campeonato Brasileiro.

Somado a tudo isso, tem o jovem atacante Endrick, de 16 anos, que marcou seu primeiro gol como profissional e se tornou o mais jovem a a marcar com a camisa do Palmeiras.

(Fonte: Folhapress)