UFC 2020

Nas últimas décadas, o MMA deixou a imagem de uma luta brutal para se tornar um dos esportes mais vistos em todo o mundo. O crescimento do MMA está diretamente relacionado ao desenvolvimento da principal competição da modalidade, o UFC.

História do UFC
O Ultimate Fighting Championship, conhecido pela sigla UFC, foi criado em 1993. O evento foi idealizado pelo brasileiro Rorion Gracie e dois de seus alunos de jiu-jitsu, o publicitário Art Davie e cineasta John Milius.

Eles buscaram parceiros para promover uma competição com lutas entre atletas de diferentes estilos de artes marciais. A ideia foi apoiada pelo Semaphore Entertainment Group (SEG).

Em 12 de novembro de 1993, foi disputado o UFC 1, no estado do Colorado, nos Estados Unidos. O campeonato reuniu 8 lutadores de diferentes artes marciais, como jiu-jitsu, boxe, kickboxing e sumô.

Ao longo dos anos e décadas seguintes, as regras do UFC foram bastante modificadas. Confira todos os detalhes dessa evolução logo abaixo!

Regras do UFC
Dedos nos olhos;
Mordidas;
“Fish-hooking”: tentativas de rasgar a boca com os dedos.
Nos primeiros eventos do UFC, as lutas não tinham limite de tempo. Porém, para se adequar à programação da TV e ao tempo estipulado pelo pay per view, a SEG, promotora da competição, passou a adotar limite de tempo nas lutas.

Foi essa mudança que provocou a saída de Rorion Gracie da organização. Ele era contra limitações de tempo, por julgar que essa regra não faria justiça ao jiu-jitsu.

A imposição de tempo foi apenas uma das primeiras mudanças nas regras do UFC.

Ad
Por ser considerado muito violento, o MMA chegou a ser proibido em 36 estados norte-americanos.

Em novembro de 2000, o UFC 28 foi o primeiro evento sancionado, depois de várias discussões com as comissões atléticas estaduais e a criação de muitas regras.

Naquela época, foram criadas as primeiras categorias: pesados, meio-médios e meio-pesados. Assim, as comissões atléticas tiveram atendido o pedido de que houvesse combates com lutadores mais equilibrados fisicamente.

Atualmente, os combates do UFC e demais competições de MMA são disputados com as Regras Unificadas das Artes Marciais Mistas. Saiba, a seguir, quais são elas.