Campeonato Paulista 2021; Veja regulamento e datas dos jogos

Com a última rodada do Brasileirão 2020 marcada para 24 de fevereiro, o Campeonato Paulista 2021 começa quatro dias após o fim da temporada do ano passado, no dia 28 de fevereiro, com a finalíssima prevista para 23 de maio.

No fim de dezembro, a Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou a tabela do Paulistão 2021, e nela já consta que o atual campeão Palmeiras estreia contra o São Caetano. O Corinthians, vice em 2020, encara o RB Bragantino na primeira rodada, enquanto o Santos pega o Santo André e o São Paulo joga contra o Botafogo-SP.


Uma novidade da edição 2021 da competição é a presença do árbitro de vídeo (VAR) em todos os jogos, inclusive na primeira fase. Oito das 16 equipes se classificam para as quartas de final, que assim como a semifinal será disputada em jogo único. A decisão, porém, tem partidas de ida e volta.

Veja abaixo quando será o estadual para o seu time, o regulamento do Campeonato Paulista 2021, quais equipes participam da competição, os critérios de desempate e as datas das finais.

Quais equipes estarão no Campeonato Paulista 2021?
O Campeonato Paulista de 2021 será disputado por 16 equipes, distribuídas em quatro grupos:

Grupo A: Inter de Limeira, Botafogo-SP, Santo André e Corinthians
Grupo B: Ponte Preta, São Bento, Ferroviária e São Paulo
Grupo C: Ituano, Novo Horizontino, RB Bragantino e Palmeiras
Grupo D: São Caetano, Guarani, Mirassol e Santos

Regulamento do Campeonato Paulista 2021
Serão quatro fases com no mínimo 12 jogos e, no máximo, 16. Na primeira, as 16 equipes do Paulistão 2021 enfrentam apenas adversários de outras chaves em turno único, como tem sido nas edições mais recentes da competição.

Ao término dessa fase, os primeiros e segundos colocados de seus respectivos grupos se classificam para as quartas de final, enquanto os dois piores times do campeonato são rebaixados à Série A2 do estadual. Tanto nas quartas quanto na semifinal, previstas para os dias 2 e 9 de maio, a decisão será em jogo único – o clube que tiver obtido a melhor pontuação terá o mando de jogo – e apenas a final será disputada em ida e volta.

Também será realizado ao final da primeira fase o Troféu Campeão do Interior, do qual não participam os clubes localizados na capital paulista, nem o Santos. Classificam-se para essa etapa os classificados da 9ª à 14ª colocação.

Critérios de desempate do Campeonato Paulista 2021
Em caso de empate na pontuação de duas ou mais equipes, aplicam-se respectivamente os seguintes critérios de desempate: maior número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols marcados, menor número de cartões vermelhos, menor número de cartões amarelos e, em caso de empate em todos esses critérios, sorteio público na sede da FPF.

No mata-mata, a partida que terminar empatada vai direto para a disputa de penalidades, sem prorrogação. Não existe também a regra do gol qualificado para a equipe visitante, como é comum até hoje em torneios da Conmebol.

Primeira rodada do Campeonato Paulista 2021
Domingo, 28 de fevereiro
Ferroviária x Inter de Limeira
Guarani x Ituano
Novorizontino x Ponte Preta
Palmeiras x São Caetano
RB Bragantino x Corinthians
Santo André x Santos
São Bento x Mirassol
São Paulo x Botafogo-SP

Finais do Campeonato Paulista 2021
As finais serão disputadas em formato de ida e volta e estão marcadas para os dias 16 e 23 de maio. Nessas partidas, o clube que tiver obtido a melhor campanha realizará o primeiro jogo na condição de visitante e decidirá o campeonato jogando em casa.