Campeonato Carioca 2021 será disputado em novo formato

O Campeonato Carioca de 2021 terá um novo formato em relação ao que vinha sendo adotado nas edições mais recentes. Clubes participantes e a Federação Carioca (Ferj) definiram a fórmula de disputa deste ano: a primeira divisão será em turno único, com 12 participantes, no qual todos se enfrentarão, em 11 rodadas. Ao final, as quatro equipes mais bem classificadas, em jogos de ida e volta, fazem semifinais e finais para a definição do campeão Carioca.

Taça Rio e Taça Guanabara
Agora que não serão mais disputados os dois turnos no Campeonato Carioca, Taça Rio e Taça Guanabara perderam um pouco o protagonismo, mas não foram deixados de fora. Os campeões, porém, serão definidos de uma maneira diferente.


Para a Taça Guanabara, o vencedor será o time que somar mais pontos nas 11 rodadas iniciais. Enquanto isso, para a Taça Rio, a disputa fica por parte dos times que ficarem da quinta à oitava colocação, que decidem o título em forma de mata-mata.

Datas
A fase preliminar começa em 16 de fevereiro, com Cabofriense, Friburguense, Americano, América e os dois classificados no B1, no fim deste ano, o campeão Nova Iguaçu e o vice Sampaio Corrêa. Esta etapa se estende até 25 de fevereiro. A partir do dia 28 de fevereiro, começam as disputas da fase principal. Nesta etapa, os confrontos das 11 rodadas serão definidos por meio de um sorteio realizado pela própria Ferj.

Jogos da primeira rodada
Resende x Fluminense
Volta Redonda x Madureira
Botafogo x Boavista
Flamengo x A definir (classificado da 1ª fase)
Macaé x Bangu
Vasco x Portuguesa

Clássicos do carioca 2021
Flamengo x Fluminense (3ª rodada) – 13 ou 14 de março
Vasco x Botafogo (4ª rodada) – 20 ou 21 de março
Botafogo x Flamengo (6ª rodada) – 27 ou 28 de março
Fluminense x Vasco (7ª rodada) – 31 de março ou 1º de abril
Flamengo x Vasco (9ª rodada) – 10 ou 11 de abril
Fluminense x Botafogo (10ª rodada) – 14 ou 15 de abril