Como fica o Paulistão de 2021 com o Brasileirão terminando 2021

Após ter o retorno do futebol no Brasil adiado em mais de dois meses devido a pandemia do COVID-19 em 2020. A pergunta que fica é, quando começará o Campeonato Paulista de 2021?

São várias as incertezas para o futebol no próximo ano, afinal depende também da evolução das vacinas e o combate ao vírus. A torcida nos estádios até pode voltar antes de ter uma imunização em massa, mas sempre em capacidade reduzida. Mas, apesar de tantas dúvidas sobre o futuro do futebol (como de outros esportes também), o Campeonato Paulista 2021 já tem uma data definida para começar e seria no dia 28 de fevereiro, poucos dias depois do fim do Brasileirão 2020.


Algumas coisas permanecem iguais
Chegou a ser pensado que o Campeonato Paulista de 2020 não tivesse rebaixados, já que algumas equipes foram muito prejudicadas com os fins de contratos de jogadores. Portanto o número de clubes será o mesmo deste ano, com Oeste e Botafogo de Ribeirão Preto rebaixados e 8 times da série A2 ainda disputam 2 vagas na elite do futebol estadual em 2021., entre eles o XV de Piracicaba.

O formato da disputa também permanecerá o mesmo, apesar de críticas pertinentes. Os times são divididos em quatro grupos de quatro clubes, com a fase de grupos envolvendo duelos de equipes de um grupo contra os outros três. Os dois melhores classificados de cada grupo avançam para a fase mata-mata e se enfrentam nas quartas em jogo único. A semi será entre o time de melhor campanha contra o de pior e os dois intermediários, também em partida única. A final será decidida em dois jogos.

O campeonato paulista ainda é muito longo, demandando datas que puxam o Brasileirão para maio, ou neste caso extraordinário, além disso. Agora era a chance perfeita para termos um campeonato de 10 datas no máximo e assim ter um Brasileirão mais longo, e com os jogos melhor definidos e espaçados.

Fonte: Jornal de Piracicaba