Estados Unidos recebem pela primeira vez Mundial de Atletismo
Postado em: 14 de julho
Pela primeira vez na história os Estados Unidos receberão o Mundial de Atletismo ao ar livre, na 18ª edição do evento, que acontecerá de 15 a 24 de julho na cidade de Eugene (Oregon). O campeonato foi remarcado com um ano de atraso para que não coincidisse com os Jogos Olímpicos de Tóquio, que tiveram que ser adiados de 2020 para 2021 por conta da pandemia de coronavírus.
A primeira edição do Mundial foi realizada em 1983 em Helsinque (Finlândia), a única cidade que foi sede mais de uma vez, já que também recebeu o evento em 2005. Japão e Alemanha também foram palco do Mundial em duas ocasiões, mas em cidades diferentes: Tóquio-1991 e Osaka-2007 no primeiro caso, e Stuttgart-1993 e Berlim-2009 no segundo.
A única vez que o Brasil teve um campeão em uma edição do Mundial de atletismo foi em 2011, quando Fabiana Murer conquistou em Daegu, na Coreia do Sul a medalha de ouro no salto com vara. 12 anos antes, em Sevilha, na Espanha, o país teve a participação com mais pódios ao ganhar duas pratas, com Claudinei Quirino nos 200 m e Sanderlei Parrela nos 400 m, e bronze com o revezamento 4 x 100 m.
Nesta edição que começa na sexta-feira a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) acredita que será possível não só voltar a ter um campeão como também ser a edição com mais medalhas na história.
Medalha de bronze nos 400 m com barreiras nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 e vencedor de todas as etapas da Diamond League em 2022, Alison dos Santos é a grande aposta do Brasil voltar a ter um campeão mundial de atletismo. Além da qualidade do atleta, seu principal rival, o norueguês Karsten Warholm se machucou recentemente e não deve chegar a Oregon com 100% de suas condições físicas. Outro que entra no rol dos favoritos é Darlan Romani, que foi campeão mundial indoor do arremesso de peso no começo do ano, mas sua prova é uma das mais disputadas com grandes nomes como os americanos Ryan Crouser e Joe Kovacs e o neozelandês Tom Walsh, todos em condições de brigar pela medalha de ouro.