Nicholas Santos conquista prata em Mundial de natação

Postado por Redação em: 21 de junho

O brasileiro Nicholas Santos conquistou, no domingo (19), a medalha de prata na prova dos 50 metros borboleta no Mundial de esportes aquáticos disputado em Budapeste (Hungria).

O atleta paulista, de 42 anos de idade, completou a prova em 22s78. O ouro ficou com o norte-americano Caeleb Dressel, que assim faturou o bicampeonato com o tempo de 22s57. O também americano Michael Andrew, com 22s79, fechou o pódio.

Além da medalha, a quarta do brasileiro em Mundiais de piscina longa (50 metros), Nicholas renovou pela terceira vez o próprio recorde de atleta mais velho a ir ao pódio em uma edição de Mundial. Outro detalhe impressionante da carreira do brasileiro é a marca de 17 Mundiais disputados na carreira entre eventos de piscina curta e longa. Dessa forma, nessa edição Nicholas igualou a sueca Therese Alshammar, que se aposentou em 2017.

O caminho de Nicholas no Mundial não foi fácil. Foi apenas o 13º nas eliminatórias, que davam 16 vagas para a semi. Na semi, também não nadou bem, e conseguiu a vaga para a final em oitavo lugar, longe da melhor marca que tinha na temporada. Mas chegou na final, fez um tempo muito bom e levou a prata.

Todo Mundial é duro, eu entrando nessa final teria chance. Consegui uma prata para o Brasil, estou satisfeito, cansado. A idade da pegando, mas estou muito feliz” disse Nicholas.

A prova dos 50m borboleta não é disputada em Olimpíadas, mas faz parte do Campeonato Mundial. Na carreira, Nicholas tem três medalhas em Campeonatos Mundiais de longa (prata em 2015, bronze em 2017 e bronze em 2017), além de quatro pódios em Campeonatos Mundiais em piscina curta (ouro em 2012, 2018 e 2021, além da prata em 2014).