Rio de Janeiro recebe em 2022 segunda edição do Tour de France

02 de dezembro
O Tour de France, confirmou nesta quinta-feira (2) a segunda edição do L’Étape Rio. A prova de 2022 será realizada no Rio de Janeiro no dia 26 de junho. O Village será mais uma vez montado na Marina da Glória, assim como na primeira edição ocorrida em novembro deste ano, e estará aberto ao público carioca entre os dias 24 a 26.

A organização ainda não definiu o percurso oficial. Neste ano foram dois: 102 quilômetros e 46 quilômetros. Os vencedores da prova de 21 de novembro foram o argentino Francisco Chamorro (Memorial), no masculino, e a paulista Laís Saes, no feminino.

O velejador e medalhista olímpico Bruno Prada ajudou a trazer a competição para o Brasil em 2015. Sua primeira edição foi em 2015 na cidade paulista de Cunha. Desde 2018, a outra etapa brasileira é realizada em Campos do Jordão (SP).


Para garantir a participação na segunda edição da prova, a organização do L’Étape Rio abrirá ainda nesta semana o primeiro lote para inscrições. A organização lembra que os amantes do ciclismo poderão escolher entre dois percursos a serem divulgados, além de experimentar a participação em uma das provas com o selo de uma das maiores competições da modalidade no mundo: Tour de France.

Com 25% de mulheres inscritas, o L’Étape Brasil está na mesma página da tendência mundial, que cada vez mais conta com meninas nas provas. Na versão completa, a paulista Laís Saes seguiu à risca a sua estratégia traçada nos treinos pelas estradas do interior de São Paulo e dominou a prova de ponta a ponta.

Em segundo lugar na categoria feminina ficou a também paulista Carol Bilato, enquanto Bia Neres terminou em terceiro. Na versão de 46 quilômetros, a vencedora foi a goiana Renata Novaes (Santi Treinos), seguida por Laís Papalardo e Carolina Sales. Luca Ascenço, também representante da Santi Treinos de Goiás, foi o ganhador no masculino da distância menor do L’Étape Rio.