Brasil vai para os Jogos Olímpicos do Japão com 75% da delegação vacinada

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) já está com suas equipes espalhadas por oito bases exclusivas, além de estruturas montadas na Vila Olímpica e em duas vilas satélites, o Time Brasil terá uma delegação recorde nos Jogos Olímpicos de Tóquio: 301 atletas, em 35 modalidades, maiores números da história do país em uma edição realizada no exterior.

O Time Brasil contará com a participação de 31 medalhistas olímpicos, sendo 18 campeões: Arthur Zanetti, da ginástica artística; Thiago Braz, do atletismo; Rodrigo Pessoa, do hipismo saltos; Kahena Kunze, Martine Grael e Robert Scheidt, da vela; Bruninho, Douglas Souza, Fernanda Garay, Lucão, Lucarelli, Maurício Borges, Maurício Souza, Natália, Tandara e Wallace, do vôlei; Alison e Bruno Schmidt, do vôlei de praia.


A equipe brasileira será composta por 161 homens e 140 mulheres. Nesta contagem não estão incluídos os 18 atletas “alternates”, denominação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para eventuais substitutos em modalidades específicas. Já 174 atletas farão sua estreia no maior evento multiesportivo do mundo.

Ao todo, 79 atletas já se encontram em solo japonês. São integrantes das seguintes modalidades: canoagem slalom, vela, judô, rugby, boxe, vôlei de praia, natação, tênis de mesa e handebol masculino. Nos próximos dois dias, está prevista a chegada de outros 50 atletas, do handebol feminino e do vôlei em 14 de julho; e do taekwondo, hipismo adestramento e parte da equipe do judô, no dia 15.

Esta terça-feira (13) ficou marcada pela abertura da Vila Olímpica. Oficiais do Time Brasil já estão no local cuidando dos últimos detalhes antes da chegada dos atletas brasileiros. João Victor Oliva, do hipismo adestramento, será o primeiro a conhecer o local, na quinta-feira. Já a canoísta Ana Sátila foi a primeira a desembarcar no país, há uma semana.