Atletas do Triatlo, Vittoria e Luísa garantem vaga para os Jogos Olímpicos

A Confederação Brasileira de Triatlo, confirmou nesta terça-feira (8) que as atletas Vittoria Lopes (esq)e Luísa Baptista (dir) conseguiram os índices para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Tecnicamente, a qualificação para a modalidade vai até domingo (13-jun), porém as atletas já estão matematicamente garantidas. A dupla já havia conquistado uma dobradinha nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, quando ficaram com ouro e prata na modalidade, respectivamente.

Referência no continente, Luísa e Vittoria ocupam no ranking olímpico individual a 28º e 38º posição, respectivamente. Luísa, que é atleta do Sesi, não compete desde novembro de 2020, quando foi quarta colocada na etapa de Valencia da Copa do Mundo. Vittoria, no entanto, disputou nas duas últimas semanas um evento na Itália e outro na Inglaterra, chegando a liderar um deles, sendo que em ambos terminou entre as melhores 20 competidoras.


Essa será não será a primeira vez apenas para Vittoria. Isso porque Luísa também estreará em Jogos Olímpicos no Japão. Nas últimas duas edições, em Londres 2012 e Rio 2016, Pamela Oliveira representou o país na modalidade. Já no masculino, Manoel Messias também deve confirmar vaga ainda esta semana e, assim, se unir ao time para representar o Brasil em Tóquio 2020.

A primeira meta foi atingida, estarei na largada da prova feminina, no dia 27 de julho, em Tokyo Bay, mas não quero só isso. Não basta participar, eu vou para competir e fazer acima do meu melhor. Não esperem nada menos do que isso de mim” disse Vittoria.