MotoGP: Honda fala sobre o retorno de Marc Márquez na temporada 2021

A equipe Honda ainda não sabe se poderá contar com o piloto espanhol Marc Márquez nos testes da pré-temporada da MotoGP 2021. Como Márquez ainda está em processo de recuperação após passar por uma terceira cirurgia no braço direito, a equipe passou a monitorar a condição do piloto espanhol e tenta afiar a RC213V para a temporada que vem pela frente.

Márquez fraturou o braço direito no GP da Espanha, primeira etapa da temporada 2020. Submetido a uma cirurgia, o piloto tentou voltar às pistas logo no fim de semana seguinte, mas acabou desistindo. Ainda assim, Marc seguiu treinando, o que acabou causando um dano por estresse na placa de titânio colocada para estabilizar o osso.


Marc precisou passar por uma segunda cirurgia, mas acabou perdendo todo o campeonato passado, já que o osso não consolidou como deveria. Em dezembro, o piloto passou novamente por uma terceira cirurgia e, com uma nova equipe médica, foi submetido também a um enxerto ósseo. Entretanto, os médicos identificaram uma infecção, o que exigiu internação hospitalar prolongada.

Depois de dez dias internado, Marc voltou para casa em Cervera, mas agora encara a recuperação com muito mais cautela. Ao longo de todo este tempo, a Honda evitou falar em prazos de retorno.

Na segunda-feira (11), a direção da equipe HRC deu uma entrevista coletiva no Japão, e Tetsuhiro Hikita, representante da corporação dentro da equipe Repsol Honda, indicou que ainda não sabe quando o time poderá contar com o piloto outra vez. “No momento, tudo está em debate”, disse Hikita. “Mas seguimos monitorando de perto a condição dele e continuamos trabalhando para oferecer a ele os melhores meios possíveis para o teste de inverno, em Sepang”, seguiu.

Vale ressaltar que o próprio cronograma da pré-temporada está em xeque. Nas últimas semanas, a MotoGP tentou negociar para garantir a realização dos testes em Sepang, que estão marcados para os dias 19, 20 e 21 de fevereiro (antes, um shakedown acontece entre 14 e 16 do mesmo mês). Inicialmente, as coisas pareciam bem encaminhadas, mas a Malásia declarou recentemente estado de emergência por causa da pandemia do novo coronavírus, o que pode impactar a atividade.
Fonte: Grande Prêmio