ATP e WTA confirmam retorno dos torneios em agosto sem público

A A Associação de Tenistas Profissionais (ATP) e a Associação de Tênis Feminino (WTA) divulgaram na quarta-feira (17-jun) as novas datas das competições após a paralisação do calendário por causa da pandemia do coronavírus. O circuito masculino será retomado oficialmente a partir do dia 14 de agosto com o ATP de Washington, nos Estados Unidos. Já o tênis feminino volta duas semanas antes, dia 3 de agosto, com o torneio de Palermo, na Itália.

As entidades também confirmaram a realização do torneio de Cincinnati na cidade de Nova York. A competição terá início no dia 21 de agosto. Os dois últimos Grand Slams estão igualmente definidos. O US Open começa no dia 31 de agosto, enquanto Roland Garros, no dia 27 de setembro.

Enquanto a ATP só confirmou os torneios a serem realizados até meados de outubro, a WTA já montou um planejamento de competições até 23 de novembro, encerrando a temporada de 2020. Serão realizados torneios na Europa, Estados Unidos e também na Ásia, como o WTA Finals, em Shenzhen, na China, a partir de 9 de novembro.

Todos os torneios da ATP e WTA serão realizados sem a presença do público nas arquibancadas, só irão trabalhar os parceiros de transmissão para que as partidas possam ser filmadas e cheguem até o telespectador.

Outra mudança nos torneios será a ausência de juízes de linha em quadra para limitar ao máximo o número de pessoas. Com isso, o “Hawk-Eye”, sistema eletrônico utilizado pelos jogadores para pedirem desafios em jogadas duvidosas, será utilizado em todo o tempo, fazendo a marcação das jogadas.

Calendário 2020 ATP e WTA
ATP 500 – Washington
A partir do dia 14 de agosto

ATP 1000 – Cincinnati
A partir do dia 22 de agosto

US open – Nova York
A partir do dia 31 de agosto

ATP 250 – Austria
A partir do dia 08 de setembro

ATP 1000 – Madrid
A partir do dia 13 de setembro

ATP 1000 – Roma
A partir do dia 20 de setembro

Roland-Garros – Paris
A partir do dia 27 de setembro