Copa do Brasil


A competição começou bem depois do Campeonato Brasileiro, mas pelo seu formato de disputa, logo caiu nas graças dos torcedores.

História
A Copa do Brasil foi disputada pela primeira vez no ano de 1989. O objetivo da competição era voltar a dar espaço aos clubes das regiões periféricas do país. Algo que havia se perdido após a criação do Clube dos 13 e da Copa União, em 1987.

A ideia propagada de disputa mais democrática veio justamente daí: camisas importantes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste voltariam a sonhar com uma possível vaga na Taça Libertadores da América.

Regulamento
As duas fases iniciais ocorrem em partidas únicas, com o clube visitante (melhor classificado no Ranking Nacional de Clubes) podendo jogar pelo empate para garantir a classificação nesta etapa. A segunda fase acontece em jogo único também, mas sem vantagem pelo empate para nenhum lado (confronto acaba nos pênaltis, se necessário).

Após iniciar-se a terceira fase, a Copa do Brasil passa a definir seus classificados a partir de dois duelos, ida e volta. Saldo de gols e pênaltis são os únicos fatores de desempate.

Classificados vindos da Taça Libertadores da América e os campeões da Série B, Copa Verde e Copa do Nordeste entram na terceira fase a partir de 2021.