Campeonato Paulista


O Campeonato Paulista de futebol, também conhecido como Paulistão é organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF). O Paulistão 2023 tem início em 14 de janeiro seguindo até o mês de abril.
 
Além do quarteto Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos, outros 12 clubes já levantaram a taça da primeira divisão. Nas divisões inferiores, ocorre o que naturalmente se espera de séries de acesso. Os melhores times da quarta divisão sobem para a terceira, os melhores da terceira sobem para a segunda e assim sucessivamente. O mesmo vale para o rebaixamento.


A fórmula de disputa do Paulistão 2023 será a mesma das duas últimas edições: os 16 times jogam em turno único na primeira fase, enfrentando apenas adversários dos outros grupos. Classificam-se os dois melhores de cada chave para as quartas de final. Os dois clubes de pior campanha na primeira fase são rebaixados.
O Campeonato Paulista terá 16 clubes participantes divididos em quatro grupos:
Grupo A) Santos, Botafogo-SP, Bragantino, Inter de Limeira
Grupo B) São Paulo, Água Santa, Guarani, Mirassol,
Grupo C) Corinthians, Ferroviária, Ituano, São Bento
Grupo D) Palmeiras, Portuguesa, Santo André e São Bernardo
Quem é o maior campeão do Paulistão?
O maior campeão do Campeonato Paulista é o Corinthians, com 30 títulos. O Timão está a sete troféus de distância do rival Palmeiras, com 23 taças conquistadas. Já o Santos tem 22 títulos estaduais e o São Paulo 21.