Campeonato Paulista


O Campeonato Paulista de futebol, também conhecido como Paulistão, foi criado em 1902 e é organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Seu primeiro campeão da história foi o São Paulo Athletic. O campeonato é disputado sempre no início do ano, geralmente entre janeiro e abril. Ao todo, 102 clubes diferentes já disputaram o Paulistão.
 
 Além do quarteto Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos, outros 12 clubes já levantaram a taça da primeira divisão.
 Nas divisões inferiores, ocorre o que naturalmente se espera de séries de acesso. Os melhores times da quarta divisão sobem para a terceira, os melhores da terceira sobem para a segunda e assim sucessivamente. O mesmo vale para o rebaixamento.

Como surgiu o Campeonato Paulista (Paulistão)?
O Campeonato Paulista foi o primeiro torneio brasileiro de futebol, criado em 1902, em São Paulo, por Charles Miller. A princípio, o futebol era praticado apenas por membros da elite. O esporte foi se popularizando aos poucos. O Corinthians, por exemplo, foi uma das primeiras equipes provenientes da classe trabalhadora.

 
 Em 1933, os jogadores finalmente se tornaram profissionais. O Paulistão daquele ano, inclusive, foi o primeiro torneio profissional do Brasil. Após trocas de entidades organizadoras, em 1941 a Federação Paulista de Futebol finalmente assumiu a direção do campeonato.
 
 A partir dos anos 60, com a criação de campeonatos nacionais e continentais mais expressivos, o Paulistão perdeu os holofotes e o status de competição de futebol mais importante do país.
Regulamento do Campeonato
 A primeira divisão do Campeonato Paulista é composta por 16 clubes divididos em quatro grupos. O sistema adotado na primeira fase é o de pontos corridos. Os times enfrentam todas as equipes das outras chaves, totalizando 12 rodadas.
 
 Clubes do mesmo grupo não se enfrentam. Ao fim da etapa, os dois melhores de cada chave avançam para o mata-mata, que começa nas quartas de final. Os confrontos dos playoffs são disputados em jogo único, com exceção da final, que é ida e volta.
 
 O Paulistão também promove uma bonificação. Os três melhores clubes da temporada que não estiverem presentes em nenhuma divisão brasileira, ganham vaga para a Série D do Brasileirão do ano seguinte.
 
 As duas equipes de pior desempenho geral, independente do grupo, são rebaixadas à segunda divisão do Paulistão. Confira, a seguir, os critérios de desempate:
 
 Número de vitórias, Saldo de gols, Gols marcados, Número de cartões vermelhos, Número de cartões amarelos, Sorteio
 
 Quem é o maior campeão do Paulistão?
 O maior campeão do Campeonato Paulista é o Corinthians, com 30 títulos. O Timão está a sete troféus de distância do rival Palmeiras, com 23 taças conquistadas. Já o Santos tem 22 títulos estaduais.
 
 O São Paulo é o quarto maior campeão estadual com 21 edições faturadas. Não à toa, o grupo é conhecido por ser a elite do estado. O quarteto domina a competição desde os anos 40.
 
 O Corinthians é o maior campeão invicto do Paulistão. As campanhas foram realizadas em 1914, 1916, 1929, 1938 e 2009.