Campeonato Mineiro


O Campeonato Mineiro 2024 começa em janeiro e segue até abril. A primeira fase do Campeonato Mineiro traz doze clubes das mais diferentes regiões de Minas Gerais. O Atlético Mineiro é o atual campeão em busca do 49º título da sua história.


Serão oito rodadas na primeira fase com seis jogos por dia, tanto no meio da semana como nos finais de semana como sábado e domingo.

As equipes de Atlético Mineiro, Cruzeiro, América MG, Athletic Club, Pouso Alegre, Villa Nova, Patrocinense, Tombense e Ipatinga estão no Campeonato Mineiro de 2024.

Continua após a publicidade

A competição é dividida em três grupos de quatro intitulados de A, B e C. Cada um dos grupos vai enfrentar os times dos outros dois grupos, ou seja, os elencos que estão na mesma chave não se enfrentam na primeira fase. Cruzeiro, Atlético Mineiro e América são os cabeças de chave e não ocupam o mesmo grupo.

Continua após a publicidade



Organizado pela Federação Mineira de Futebol, o Campeonato é disputado em cinco fases. A primeira fase reúne doze times divididos em três grupos de quatro cada, onde cada participantes enfrenta somente os times dos outros grupos em pontos corridos por 8 rodadas. Cada vitória vale 3 pontos e o empate apenas 1 para ambos os lados.

Quando a primeira fase terminar, as quatro melhores equipes (o primeiro lugar de cada grupo e o melhor segundo lugar) vão para a semifinal. Já os times que ficaram entre 5º e 8º lugar entre melhores campanhas disputarão o Troféu Inconfidência.

Os três piores em pontuação vão para a repescagem do rebaixamento, onde jogam em triangular para saber quem será rebaixado.

Continua após a publicidade