Campeonato Carioca


Campeonato Carioca de Futebol, é a principal competição entre os times de futebol do estado do Rio de Janeiro. O campeonato do atual é disputado desde 1979, após a fusão entre a Federação Carioca de Futebol e a Federação Fluminense de Futebol, formando a FFERJ.

O Carioca será disputado entre os meses de janeiro a abril, com formato dividido em primeiro turno (Taça Guanabara), semifinal e final.
Os 12 clubes jogam entre si, e os quatro melhores vão para as semifinais da competição. A semifinal será disputada em jogo único, nos confrontos entre o 1º e o 4º colocados, o 2º e o 3º colocados – com vantagem do empate do time de melhor campanha.

Continua após a publicidade


A final será em duas partidas, sem vantagem para nenhuma das equipes. O campeão sai nas finais de 2 e 9 de abril.

Já os quatro clubes classificados entre o 5º e o 8º lugares ao fim das 11 rodadas da Taça Guanabara jogarão as semifinais da Taça Rio, que não têm qualquer ligação com as finais do Campeonato Carioca.

Continua após a publicidade



O novo regulamento do Campeonato Carioca mantém a Taça Guanabara e a Taça Rio, mas as duas perderam importância. Historicamente, o campeão de cada taça tinha vaga na final e aquele que conquistasse as duas ficava com o título antecipado.

Agora, a Taça Guanabara equivale ao primeiro turno do Cariocão, enquanto a Taça Rio se transformou em um prêmio de consolação.