Campeonato Baiano


O Campeonato Baiano é uma competição organizadora a Federação Bahiana de Futebol (FBF). Ele é o segundo campeonato estadual mais antigo do Brasil estando sendo disputado desde 1905, ficando atrás apenas do Campeonato Paulista (criado em 1902), sendo realizada ininterruptamente desde 1905.


Bahia e Vitória mantiveram uma hegemonia estadual por mais de 60 anos, sendo o Bahia maior vencedor da competição, com 50 títulos conquistados. Além de Bahia e Vitória, outros 19 clubes já levantaram a taça da primeira divisão: Ypiranga-BA, Botafogo-BA, Galícia, Atlético de Alagoinhas, Fluminense de Feira, Fluminense de Salvador, São Salvador, AAB, Leônico, Santos Dumont, Bahiano de Tênis, Internacional-BA, Sport-BA, Atlético de Salvador, Bahia de Feira, Colo Colo, Guarany, Internacional de Cricket e República.

Continua após a publicidade


Também conhecido como Baianão, o campeonato é o “maior torneio estadual do Norte-Nordeste do país” nas palavras da própria Federação Bahiana de Futebol, e agora possui dez clubes jogando uma fase classificatória em turno único e com os quatro melhores avançando ao mata-mata, com semifinal e final. O novo formato vem possibilitando novas histórias na competição, como os títulos inéditos do Atlético de Alagoinhas, em 2021 e 2022.

Continua após a publicidade



Promoção e Rebaixamento do Campeonato Baiano
Geralmente, um clube é rebaixado da 1ª Divisão para a 2ª Divisão; um clube é promovido da 2ª Divisão para a 1ª Divisão do ano seguinte. A Federação Bahiana de Futebol distribui através do Campeonato Baiano três vagas para a Copa do Brasil, três vagas para a Copa do Nordeste

Continua após a publicidade